Cabelos cacheados - Como cuidar dos cachinhos dos pequenos e pequenas

Bom dia pessoas, tudo bem? Espero que sim. Hoje o post é dedicado ao cabelo cacheado infantil, se você é mamãe,titia, madrinha e quer aprender a cuidar do cabelos de suas crianças se liga neste post, nas diquinhas da ta titia aqui rsrsrs hoje é fofura puraaaa!

Resultado de imagem para criancas com cabelos cacheados


Qual é o tipo do cacho da sua filha (o)?

Você provavelmente já deve ter percebido que existem pessoas com cabelos com cachos diferentes, não é mesmoo? Pensando e percebendo isto, foi criada uma nomenclatura para cada tipo de cacho,  e assim você consegue perceber e entender do que aquele determinado tipo de cabelo precisa. Um exemplo para esclarecer sua cachola: 
- cachos  do tipo 4 são mais fechados e precisam de mais hidratação, cachos tipos 3 costumam a desmanchar com mais facilidade (até hoje desmancham genteee,sinto isto na pele), entre outros. Isso, claro, falando de uma forma mais generalizada.
Para saber qual é o tipo do cacho do seu pequeno, olhe a tabelinha abaixo:
Resultado de imagem para tipos de cachos
Alguns exemplos de cachos!
Resultado de imagem para criancas com cabelos cacheadosResultado de imagem para criancas com cabelos cacheadosResultado de imagem para criancas com cabelos cacheados

Não penteie ( de forma alguma) o cabelo cacheado/crespo do seu filho(a) quando estiver seco

Se você é do tipo que acorda e penteia o cabelo, não ouse a fazer o mesmo no cabelo da sua filha(o)! O cabelo cacheado/crespo pode ser penteado (com pente) apenas depois que o cabelo for lavado, para desembaraçar. Se você penteia um cabelo cacheado seco você conseguirá tirar todos os cachos, ganhar um volume absurdo de armado, aspecto de cabelo danificado e, adivinha só, realmente danificar muitos fios.
Além disso, é bom usar pentes de dentes largos e, dê preferência, de madeira, pois esses geram menos estática (frizz). Ahhhh, e nada de pentear debaixo do chuveiro porque faz com que os fios quebrem mais, durante o banho o cabelo chega a sua elasticidade máxima, muito mais fácil de arrebentar.
Resultado de imagem para pentes de dentes largos
Um pente assim ó mamãe

Um bom corte é milagroso,sem exageros

Cortar o cabelo pode parecer algo banal para alguns, mas quando se trata de cabelos cacheados e crespos não é. Isso porquê um corte mal feito pode acabar com a definição, gerar volume demais (ou de menos), enfim, não é simples. Por isso, tenha em vista:
  • Procure um profissional que entenda de cachos. Se for um especialista no assunto e ainda cortar o cabelo a seco, fique eternamente amiga desta pessoa linda e iluminada por Deus rsrs.
  1. Considere ouvir indicações de conhecidos com o cabelo cacheado/crespo. Se não houver nenhuma e você estiver “apostando” em um profissional, converse primeiro e leve um modelo de corte próprio para cachos. Pessoas, é conversando que a gente se entende, eu sei que a correria do dia a dia é demais, e cada dia estamos mais acelarados. Mas um tempo que você perde conversando, dialogando é um tempo que você ganha depois que o corte de cabelo for feito e facilitar a sua vida.
  2. Peça para o cabeleireiro não cortar  com navalha. Obviamente, você não vai ensinar ao padre como rezar a missa, mas existem muitos cabeleireiros que ainda cortam com navalha “para dar leveza” e isso abre as camadas do fio. Por experiência própria queridos e queridas, não faça isso!
  3. Peça para cortar em camadas,  e os cortes repicados dão leveza e valorizam o volume natural, vai por mim ficam lindossss.

Não lave todo dia (resseca muito)

Eu sei que esse ponto é muito difícil, e delicado né migss, ainda mais quando se trata de uma criança que corre e pula para tudo que é lado, né? Desmancha os cachos, soa bastante,afinal é criança né!
Porém, se possível, não lave o cabelo do seu filho(a) todos os dias. Isso porque o cabelo cacheado tem mais dificuldade em levar a oleosidade natural do cabelo da raiz até a ponta do cabelo (já que são cachinhos e não uma linha reta) e o excesso do shampoo tira ainda mais essa oleosidade natural do fio. Assim, o cabelo resseca mais rápido.
Existem pessoas (geralmente tipo 4, pois possuem fios menos oleosos) que chegam a ficar uma semana sem lavar a cabeça porque o couro cabeludo não está sujo. Existem outras, como eu, que ficam entre 1 e 2 dias sem lavar porque o couro começa a coçar, a raiz fica oleosa, enfim. Acho importante observar se o cabelo está limpo; se está oleoso e ai delimitar o tempo. Por ser uma criança, acredito que o intervalo máximo seja de 2 dias (porque eles costumam a correr mais e etc), mas é bacana observar.

Utilize produtos próprios para criança e para cabelos cacheados

É importante ter em vista que o shampoo é um grande vilão na hidratação do cabelo cacheado devido às substâncias utilizadas (como os sulfatos). Em alguns casos é vilão para adultos e crianças. Por isso, é importante usar linhas de criança (já que essas costumam ter menor quantidade dessas substâncias ou nenhuma), além de terem cheiros mais leves, menos corante, não causando alergia no cabelo dos pequenos
Algumas produtos bacanas para crianças são:
  • Natura Tóin Óin Óin 
Resultado de imagem para natura toin toin
Resultado de imagem para Johnson’s Baby Cachos definidose
  • Kanechom Kids 
Resultado de imagem para Kanechom Kids
  • Turma da Mônica
Resultado de imagem para produtos para cabelos cacheados infantil

Hidratação constante!
Como o cabelo cacheado/crespo é mais ressecado, se você for uma mãe que tem cabelos cacheados,sabe do que estou falando; então com os seus filhotes não será diferente, precisamos hidratá-lo mais frequentemente. A frequência irá depender da necessidade do cabelo e isso você só vai perceber com o tempo ,observando como o cabelo da seu(a) pimpolho(a) irá reagir, mas se você fizer uma vez por semana será ótimo.  
Você pode usar tanto máscaras hidratantes próprias para crianças quanto, como receitas caseiras. 
Obs 1 : Se você quiser muito usar uma de adulto, use. Mas shampoo realmente não aconselho pelos motivos citados anteriormente. Eu já vi vários cabeleireiros falando que não tem problema passar um creme de hidratação adulto no cabelo das crianças, mas se já tem produtos específicos para eles não é atoa né.
Obs 2 : Existe também o cronograma capilar que consiste em hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. Como são crianças, não é necessário reconstruir o fio, já que geralmente o cabelo de criança é virgem, é mais para cabelos de adultos mesmo, pois pintamos,fazemos luzes, as vezes usamos secador de cabelo, o cabelo de criança não possui química nem sofreu muito com fatores externos (shampoo, água quente, chapinha e química), mas a nutrição pode ser uma boa saída para cabelos que estejam meio opacos, sem brilho. Eu desde de pequena uso o óleo de amêndoas em meu cabelo, e sempre deu um resultado muio bom . Divida o cabelo em quatro partes, passe mecha por mecha o óleo, deixe agir por no minimo 01 hora e lave com shampoo e condicionador. Já melhora bem o aspecto do cabelo. Vamos entrar no verão e neste período o cabelo sofre mais ainda né. Esta é uma boa saída, boa e barata né mamãe.

Aprenda então o que é Day After

Logo acima eu falei para não lavar o cabelo todo dia, certo? Aposto que você pensou, mas o cabelo da minha filha(o) fica horrível no dia seguinte, todo bagunçado, cheio de frizz, sem cachos. Pois então, isso tem solução e não é nem lavar nem molhar o cabelo de novo. Compre um borrifador ou um dessas águas que desembaçam os fios, e borrife no cabelo da criança, desembaraçando os fios e apertando para que os cachinhos ganhem vida novamente. No borrifador você pode colocar um pouco de creme para pentear. 
Resultado de imagem para borrifador cabelos
Finalização
Finalizar o cabelo é aquela etapa em que passaremos o creme de pentear para que os cachos definam mais, o volume seja valorizado, (e não mamyy não vai colocar um kilo de creme de cabelo da criança e deixar com aquele aspecto pesado,o acumular creme na raiz do coitado(a))  e também evitar que o cabelo gere o tal do frizz.
Nessa etapa você pode usar, além do creme de pentear, um óleo (aí pode ser qualquer um desses que compramos em farmácia – uma gotinha – apenas para dar brilho) ou gel, para fixar melhor os cachos (dê preferência aos géis infantis ou sem álcool para não ressecar).
Existem algumas técnicas de finalização,como por exemplo a fitagem ( você encontra esta técnica aqui no meu blog)mas para a maioria das crianças, basta desembaraçar os fios e depois amassar com um pouco de creme de pentear.
E como secar?
É sempre bom tirar a umidade dos fios, principalmente dos pequenos. Se você for demorar a sair e eles não forem pegar friagem, não precisa nem usar o secador. Pegue um tecido de algodão 100% (pode ser uma camiseta velha ou uma fralda de bebê) e seque os fios apertando de baixo para cima (já depois de ter passado o creme de pentear). Isso vai ajudar na definição, na secagem e ao cabelo não frizar.
Caso você precise de algo mais rápido, pode usar o secador com difusor ou com a mão imitando o difusor (amassando os cachos). Mas tome o cuidado de deixá-lo longe do cabelo e ir amassando os cachos com as mãos para o cabelo ir pegando forma.
Seguindo estas dicas não tem erro, o dia a dia fica mais fácil. Olhando isto tudo que falei parece que demora um século,mas você aplicando isto em seu cotidiano, rapidinho vira um hábito. Eu aconselho também a você ensinar o seu(sua) filho(a) a gostar do próprio cabelo desde pequeno, se sentir bem com ele. Se ele(ela) já possui mais idade de 07 a 10 a nos por exemplo, estimule ele(ela) mesmo a pentear o próprio cabelo, já vai ocorrendo assim uma familiaridade. Um gostar de si mesmo, daí vai se tornando um hábito para os pequenos também. Lembre-se que somos produto do nosso meio, um lar cheio de carinhos e cuidados, vai gerar um adulto feliz que gosta de si e sabe gostar de seus pontos fortes.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas