Cabelos cacheados - Umectação capilar

Oi meninas tudo bem? Espero que sim. Bem hoje vim falar sobre a umectação capilar,esse processo que ajuda a todas que gostam de dar aquela caprichada nos cuidados capilares. Aliado a boa nutrição,causa maravilhas a seus cachos.Se você está em transição, já passou por ela, ou ainda quer aprender novas técnicas.  No fim eu mostro uma foto minha do dia que fiz este processo em meus cachos.Vale a pena ler esta postagem.Vamos lá então?


A umectação




É o processo de passar algum óleo natural em seu cabelo.Umectar é o mesma coisa que umedecer o seu cabelo A Umectação, pelo o que pesquisei é uma técnica de massagem capilar desenvolvida na Índia e que, há milênios, é passada de mãe para filha. Coisa de família né cacheadas rsrs. E mais,nossas amigas indianas creditam o rápido crescimento de seus cabelos a este processo de umectação, o que não deixa de ser verdade,afinal de contas você está estimulando a circulação em seu cabelo.
O cabelo cacheado ou crespo é naturalmente mais ressecado,pois o óleo que é produzido em seu couro cabeludo, não chega até as pontas dele,muita vezes nem mesmo no meio do cabelo, pelo próprio formato do cacho que se torna um obstáculo esta oleosidade chegar até o fim do cabelo,mas nem tudo está perdido,temos a umectação para nos dar aquela mão!
Quais os benefícios da umectação para o seu cabelo?
Fazer este processo de umectação no cabelo com seu óleo vegetal,ajuda o cabelo a ter mais brilho,maciez e definição (essas palavras são como música aos nossos ouvidos né rsrs). Umectar também repõe os nutrientes perdidos, combatendo o ressecamento, aspereza e o frizz 
Como então escolher o óleo mais adequado para o seu cabelo?
Bem nesse momento eu tenho que usar de toda sinceridade existente em meu ser, eu não tive dificuldades,pois uso sempre o óleo de amêndoas em meus cabelos,tenho resultados incríveis e foi o primeiro que eu testei, e como já deu certo, não troquei por outro,não vi sentido. Além de achar que o óleo de amêndoas é mais acessível,tanto para encontrar nas lojas,como financeiramente.Mas se posso lhe dar uma dica, em relação a isso é que na hora de escolher o óleo é fundamental que ele seja de origem vegetal, ou seja, o óleo que é extraído das plantas.

Alguns dos óleos que você pode usar:

  • Óleo de Amêndoas( meu grande e primeiro amor): é rico em vitaminas A e B, tem alto poder de penetração nos fios, hidrata e nutri o seu bebelo lindo.
  • Azeite de Oliva Extra Virgem: É fácil também de achar(  geralmente na cozinha da sua casa rsrsrs ) tem um efeito maravilhoso, propiciando brilho e muita vitalidade ao seu cabelo. O azeite possui antioxidantes que são  capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células.
  • Óleo de Rícino (mamona): Super fácil de achar, principalmente se for da marca Farmax, todo mundo usa, é de fácil aplicação, e já ouvi muito falar que ele auxilia no crescimento dos seus fios. Ele é mais grosso que os outros óleos, e é muito bom para fazer massagens no couro cabeludo, para ficar um pouco mais ralinho, acrescente um pouco de óleo de amendoas, dá muito certo.consistente.
  • Óleo de Abacate: O óleo obtido do fruto, não o da semente, é rico em lecitina (ajuda contra queda de cabelo), ômega 9 (ácido oleico), vitaminas A, D e E.
  • Óleo de Coco: Nunca usei, mas ainda vou fazer uma resenha sobre ele, está na minha lista de prioridades, mas pelo que eu já ouvi, ele sela o cabelo, dá bastante brilho e maciez,algumas pessoas se incomodam com o cheiro, só testando mesmo para saber. Meu cabeleireiro que eu adoro me indicou, e com certeza vou experimentar.
  • Óleo de Semente de Uvas: Não é muito conhecido para o uso nos cabelos, geralmente está relacionado ao uso das manicures para hidratar nossas unhas. É outro óleo que tenho vontade de usar. Ele é rico em vitamina E e dá mais brilho aos cabelos.
  • Óleo de Macadâmia : Tem ação hidratante e de fácil absorção, mas sinceramente, não é muito comum de usar, já ouviu alguem falar "nossa passei um óleo de macadâmia nos meus cabelos, que foi maraaaa" eu nunca ouvi, ele geralmente é mais relacionado a hidratação corporal, e é ingrediente de muitos cosméticos, a Natura adora. Quem usar deixa nos comentários, vou adorar um feedback sobre ele.
  • Óleo de Argan: Lindo, lindoo. Ele geralmente compõe muitos cremes, rico em ômega 6 e 9, ele é oxidante e mais fácil de achar, porém o preço é mais alto que os demais.


Você tem duas opções:


1-    Dormir com o óleo no cabelo: aplicar o óleo no cabelo sujo, dormir com uma touca e enxaguar na manhã seguinte com xampu e condicionador.

2-    Passar no cabelo antes da lavagem. Aplicar o óleo no cabelo, deixar agir pelo tempo que for possível e enxaguar. (É a opção que uso, não gosto de dormir com nada no cabelo)

Algumas dicas para fazer a umectação

  • Fazer a umectação nos cabelos sujos, o tempo de duração que eu recomendo e que faz efeito são duas horas. Lavar muito bem o cabelo com um xampu sem sal (faz maravilhas), principalmente a raiz. Quando passamos óleo no cabelo, mesmo que ele seja misturado a cremes de hidratação, é essencial que enxaguemos o cabelo para evitar a oleosidade. E isto é muito sério, oleosidade demais gera caspa, e caspa gera queda. Raiz limpa é fundamental. O meu tipo de cabelo é tipo 3B. Não passo muito óleo na raiz, concentro do meio para pontas. Conversando com outras meninas com texturas diferentes da do meu, percebi que meninas tipo 4A por exemplo,não têm a raiz tão oleosa e podem se jogar nos óleos sem tanto medo. É aquilo, cada cabelo é um procedimento diferente
  • Passe o óleo nos fios, enluve mecha por mecha, fazendo movimento de cima para baixo, repetidamente. capriche neste momento pois o calor gerado potencializa o resultado, isso já é cientificamente comprovado.
  • A frequência da umectação pode ser uma vez por semana, vai da necessidade do cabelo. Depois que adotei o cronograma capilar para mim, já virou um hábito, e meu cabelo agradece.

Foto de um dia após a umectação, no outro dia ele ainda estava lindo!

Bem essas foram as minhas dicas e orientações a cerda deste tema e espero de coração que vocês tenham gostado, quaisquer dúvidas ou sugestões deixem aqui nos comentários. Me sigam nas redes socias e compartilhem o quanto quiserem, a intenção é que a informação chegue cada dia a mais pessoas. Um grande beijo da sua amiga Liz de Castro.

Comentários

Postagens mais visitadas